Eu nunca fui uma pessoa muito crente em certos assuntos, tais como Igreja, Bíblia e seus afins. Sempre achei que muita coisa foi e ainda é oculta para as pessoas, também às vezes chego até duvidar que "A Palavra do Senhor" seja assim tão contraditória onde "Você não se deitarás com seu semelhante" mas "Qualquer forma de amor é válida". Talvez seja o ponto principal em que me faz pensar. Digo, não tive minha fé abalada por best-sellers como O Código Da Vinci e Anjos e Demônios, isso foi o assunto de uma das minhas aulas de português. Mas talvez eu mesma tenha "abalado a minha fé" quando parei pra refletir.
Porém diante de tais fatos e pensamentos, que me surgiu a pergunta: Você acredita no Apocalipse? Eu digo, não em um meteoro que vai atingir a Terra em alguns anos e transformar tudo em cinzas, nem em uma inundação Hollywoodiana no estilo "O Dia Depois de Amanhã", eu digo em coisas simples, como mães atirando seus filhos pelas janelas, mortes, mortes uma após a outra. Violência, jovens usando drogas e... Vírus novos, à cada instante. Antes a preocupação era com Vírus da AIDS, vocês se lembram? Quando o maior foco estava em combater esse vírus e ok. Então eles chegaram, ou estão chegando, perto de encontrar a cura. Eu até fiz um trabalho de escola sobre isso e eu, particularmente, acredito que eles estejam realmente próximos de encontrar cura pra isso. Mas e agora chega esse novo vírus... Carinhosamente apelidado de "Gripe Suína", mas também conhecido por Influenza A (H1N1) ou Gripe A. Quando penso nisso, realmente chego a me questionar se isso realmente tem algo a ver com o tal tão falado "Fim dos Tempos". Digo, como uma gripe, é, uma simples gripe é capaz de imoblizar praticamente grande parte da população e... Matar? Eu me lembro também quando o assunto era a Dengue e o foco estava todo em combatê-la. Vocês se lembram? Era um grande alarde, começou pequenininho num lugar e logo se alastrou. Deste modo, eu penso que nunca vão encontrar curas suficiente, porque sempre existiram novos vírus.
Há quem diga que é a Gripe A - como vou chamá-la, porque Gripe Suína me soa de muito mal gosto - que mata. Eu já penso o contrário, e claro, há quem me tenha despertado essa dúvida. Estava discutindo com a Rafa na sala, não é mesmo a Gripe A que mata, o fato é que você contrai o vírus e esse vírus lhe deixa vulnerável (talvez até como o vírus da AIDS) e então você pega algo como uma pneumonia e é isso que mata. Talvez eu esteja enganada. Os sintomas de uma Gripe A, são, em certa generalização, uma Gripe Comum exagerada, com excessão a um dos sintomas que é o contrário, mas não me recordo agora. Também me recorda alguns sintomas da Dengue. E aí eu entro em outra questão, minha amiga postou no twitter algo como "Por acaso vão encontrar alguma solução milagrosa para a gripe suína até o dia 10?" Por que o dia 10? Dia 10 foi a provogação de férias que todos os colégios do Paraná fizeram, para "proteger" as crianças da epidemia. E de quê isso vai adiantar? Eles não vão simplesmente encontrar uma solução milagrosa, algo que vá acabar com a epidemia nesse meio tempo e eu me pergunto: vai fazer alguma diferença? Eu creio que não.
Voltando ao assunto do "Fim dos Tempos", você vê pessoas andando de máscara nas ruas e algumas até um tanto apavoradas, algo bem ao estilo "Eu Sou a Lenda", como disse o meu pai. Se você vê uma pessoa com máscara, difícilmente vai se sentar ao lado dela no ônibus. Ah, os ônibus... Quantas pessoas não ficam... tensas - por falta de palavra melhor - ao descerem deles e se desperam pra encontrar logo um lugar onde possam lavar as suas mãos? Sem contar com as limitações... Quantas eu não recebi? Se eu não vou pro colégio pra me proteger, então definitivamente eu não posso sair e estar em contato com pessoas. Mas será que isso adianta mesmo? Eu digo... Por que só as aulas? Então as pessoas que trabalham deveriam também ficar em casa, não? Só as crianças podem pegar? E os pais? Eu acho que é uma coisa muito relativa essa história de proteção. Eu não sei o que faria se qualquer pessoa da minha família contraísse esse vírus. E é aí que eu me pergunto, pessoas já morreram, sem motivo algum, por esse vírus. E daí que vem aquele pessoal dizendo "Quem tiver que pegar, vai pegar, não adianta." ou "Estava mesmo na hora dele (a)." Eu não acho que isso seja, definitivamente, uma coisa que se diga para o conforto de alguém que acabou de perder outro alguém.
E é aí que eu volto pra mesma questão, estamos mesmo no fim dos tempos? Com todas essas epidemias, doenças que tiram a vida, fazem sofrer. Com a violência. Com as drogas. Com jovens, cada vez mais jovens, se prostituindo em ruas pra sustentar vícios, com pais matando seus filhos. E a televisão omitindo todos esses fatos? Sim, porque ela omite. Eu não acho que tudo de ruim que aconteça vá de fato pra televisão, há uma porção de coisas que eles sequer mencionam, coisas demais pro meu gosto. Não quer dizer que porque você "assiste ao Noticiário da Globo" você é uma pessoa que está por dentro do mundo. Eu até acho que se você é de fato uma pessoa presa à Globo, você acaba é sendo um alienado. Não que eu não seja. Sou adolescente, tenho 16 anos, passo parte da minha vida na frente do computador e na maior parte desse tempo fazendo coisas inúteis. Mas eu tenho consciência disso. Tenho consciência de que o mundo lá fora está, literalmente, se acabando. Não apenas por esse "Novo - já velho, até - vírus", e sim por muitos outros fatores, como escassez da água, cada vez maior. A poluição, contribuindo pro fato anterior. Os milhares de outros fatores que mencionei. A violência, eu mesma já fui assaltada quando estava voltando do colégio, por um garoto que com certeza não devia ter três anos a mais que eu.
E daí eu poderia relcamar da política... Do tipo, onde está a segurança prometida no Horário Eleitoral? Onde estão as promessas? Cadê os planos? As pessoas definitivamente não sabem, não fazem idéia de quem elas estão colocando no poder. Eu não estou reclamando do Governo Lula, na realidade, estou reclamando de um todo. Cada político. Cada demonstração de corrupção. Isso pra mim também faz parte do tal "Fim dos Tempos" que nós esperamos ansiosamente chegar. Será que nós, jovens, vamos presenciar esse "Apocalipse"? Na verdade, eu creio que não. Há muita gente que acredite em teorias como Meteoro Gigante de... 2012? E fenômenos que nem a física ou a ciência explicam, que estão pra acontecer. Mas isso seria realmente verdade? Eu digo, em 2000 se não me engano, houve todo aquele alarde por causa do "Fim do Mundo", e foi uma coisa que mexeu com o mundo inteiro. Eu era uma criança, bem me lembro, cheguei até a chorar porque eu tinha "medo de morrer", foi engraçado. Mas ah, outro fato que me lembrei agora, pra juntar aos "acontecimentos que indicam o Fim do Mundo - ou Fim dos Tempos", que foi o atentado ao World Trade Center, hoje em dia nem se fala mais no assunto, só é claro, fazem alguma coisa no dia 11 de Setembro, em memória ao ocorrido.
E é por este motivo, que esse post se intitula "No que você acredita?", você acredita nas previsões da Bíblia, ou em suas passagens contraditórias? Acredita num Apocalipse? Acredita nas milhares de Teorias Sobre o Fim do Mundo? Acredita em datas previstas?
Afinal, no quê você acredita?
Alessandra F.
Acredito que tudo um dia acaba... o mundo não se exclui do ciclo.
ResponderExcluirPra falar a verdade eu nem sei muito bem no que acreditar. Talvez seja porque eu tenha medo que o mundo acabe. Mas enfim, só saberemos se cada uma das opções sobre como isso vai acabar, quando acontecer.
ResponderExcluirVeja Prossagi, vai te ajudar a crer em outro tipo de fim de mundo. ASODIJASOD.
Bj :*